A amamentação é a primeira conexão entre mãe e filho. Além de ser um gesto de amor, o hábito de amamentar consegue trazer inúmeros benefícios para a saúde bucal do bebê, que podem se estender até a vida adulta. Por outro lado, muitas pessoas acreditam que o leite é capaz de causar algumas doenças bucais, como a formação da cárie.

Para saber o que é mito ou verdade deste assunto, continue lendo.

A amamentação pode causar doenças bucais, como a cárie: mito ou verdade?

Mito. De acordo com especialistas esse boato foi disseminado por muitos anos, mas a ciência já comprovou que a cárie é multifatorial e determinada pelo consumo de açúcar e presença de placa bacteriana sobre os dentes. O açúcar presente no leite materno (lactose), sozinho, não é capaz de causar a cárie.

Quais são os benefícios da amamentação para a criança?

O leite materno é um alimento completo para todo bebê. Ele contém água, gordura, proteínas e vitaminas, sendo ideal para suprir as necessidades dos pequenos. Sem falar que ele também contém inúmeros anticorpos que protegem a criança de infecções.

E não acaba por aí… confira mais alguns benefícios para o bebê:

1. O queixo da maioria dos bebês nasce pequeno e posicionado para trás, e são os movimentos para extrair o leite materno que fazem uma mudança de postura na nossa mandíbula para frente, permitindo o correto crescimento, além de melhorar sua harmonia e função.

2. Durante o aleitamento, os lábios do bebê são obrigados a vedar o peito da mãe, isso favorece a instalação da respiração correta pelo nariz e a elevar a língua para o céu da boca – local onde ela deve ficar alojada.

3. A amamentação também é o que estimula os músculos da mastigação. Portanto, amamentar no peito é a prevenção dos problemas de mordida (oclusopatias) e a responsável pelo correto alinhamento da mandíbula, além do funcionamento das funções do sistema estomatognático (como respiração, mastigação, deglutição).

Além de todos esses benefícios da parte odontológica, amamentar é um ato de amor, e fortalece o vínculo entre mãe e filho, desde o nascimento!

Fonte:

Sorrisologia

Leave a Reply

×

Powered by WhatsApp Chat

×