A importância da Tomografia para a visualização de Istmos e Intercondutos Dentários é fundamental na prática endodôntica moderna. No #casoclínico de hoje exemplificamos essa importância com esses dois casos abaixo.
Se tivéssemos analisado esses casos apenas com uma radiografia convencional, seria quase impossível detectar os canais acessórios ou conexões entre os canais principais dos dentes, pois eles são frequentemente muito pequenos.
Com a Tomografia Cone Beam temos uma visão tridimensional detalhada, permitindo uma melhor identificação e compreensão dessas estruturas anatômicas, fornecendo imagens tridimensionais claras e detalhadas.
Com a capacidade de visualizar a anatomia dos canais com mais clareza, os endodontistas podem desenvolver planos de tratamento mais precisos e eficazes. Isso inclui a determinação da localização exata dessas estruturas e escolha adequada de técnicas de instrumentação e obturação, ajudando a minimizar o risco de complicações, como falha no tratamento, retratamentos desnecessários, infecções persistentes e até mesmo danos acidentais aos tecidos circundantes.
A compreensão detalhada do sistema de canais radiculares é essencial para o sucesso dos tratamentos endodônticos e a preservação da saúde dental dos pacientes.
#vempraima e aposte em qualidade e segurança, sempre, dentista!